Categories
cidades grandes

Coletivo Papo Reto

O PAPO RETO é um coletivo de comunicação independente composto por jovens moradores dos Complexos do Alemão e Penha. Tem como foco propagar notícias dentro do morro: eventos, protestos, reivindicações… E também atua como um canal que mostra a realidade Favela, tendo forte importância na “mídia de guerrilha” em tempos de guerra e na provocação reflexiva do “até onde é verdade o que diz a grande mídia?”.

Muito do que acontece no território passa pelas lentes do Coletivo, que busca fazer uma cobertura diferente da mídia corporativa, ou seja, aqui se aplica o “do favelado para a própria favela”, resumindo: Nós por Nós.

Se apropriando de redes já existentes e ferramentas alternativas, O PAPO RETO nasce em 2014, embalado pelos protestos no Complexo do Alemão e pela não aceitação da forma como essa “grande mídia”, Governo e Secretaria de Segurança criminalizavam movimentos sociais, principalmente os da favela, associando manifestantes com bandidos e manifestação na favela como ação de quadrilhas.

O Nós por Nós é um simples e forte esquema de segurança de ativistas e moradores em dias de guerra a partir do diálogo e troca de informações. Hoje o Coletivo mantém uma rede com moradores de todo o Complexo do Alemão e estão em contato uns com os outros 24h por dia.

Assim surge o veículo de Comunicação Independente PAPO RETO, pondo em prática o Nós por Nós!

Quer acompanhar mais sobre tudo o que fazemos? Se liga nas dicas Curte nossa página no facebook Segue a gente no Twitter Se inscreve no nosso canal do Youtube e o blog.

Coletivo Papo Reto is a group of community-based activists who use cell phones and social media to counter mainstream narratives, document abuses, and report police violence in the Complexo do Alemão, a group of 16 favelas in the northern part of Rio de Janeiro, Brazil.