Categories
povos indigenas

Ajude os povos da Amazonia

A Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público fundada em 1992. Nós estamos no meio da Amazônia brasileira e temos base em Porto Velho, Rondônia, porém, também temos trabalhos em outros Estados como Amazonas, Mato Grosso, Pará, etc. Desde a nossa fundação, já trabalhamos com dezenas de etnias em uma série de atividades que vão desde cursos e capacitações, até vigilâncias, reflorestamento e formação de agentes indígenas para combater as queimadas. Junto com as populações tradicionais, nós estamos na linha de frente para defender e desenvolver a Amazônia e os povos da floresta!

Para conhecer mais sobre o nosso trabalho: www.kaninde.org.br

A Kanindé também está usando seus recursos próprios para fazer doações, mas sabemos que podemos muito mais com a ajuda de vocês! A quantia arrecadada nessa campanha será totalmente convertida em cestas básicas, que serão higienizadas e manipuladas com os devidos cuidados (luvas e máscaras). Por questões de segurança, as entregas acontecem em locais próximos às aldeias, mas nunca nas cidades, nem no meio das comunidades. Sempre que possível, os produtos são comprados em cidades pequenas onde ainda não existem casos do novo coronavírus. Além disso, todo o transporte e logística é bancado pela Kanindé e realizado por técnicos indigenistas que estão tomando todas as precauções necessárias. Além disso, trabalhamos em parceria com a FUNAI e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

PORQUE DOAR?

Por conta da pandemia do Novo Coronavírus, a situação dos povos indígenas, que já era muito difícil, ficou ainda pior. Muitas aldeias dependem da venda de seus produtos (farinha, castanha, café, artesanato, etc), e esse comércio foi prejudicado ou, na maioria dos casos, totalmente parado.

Além disso, muitos indígenas que recebem algum tipo de benefício como Bolsa Família ou Aposentadoria estão sem sacar esses valores porque agora evitam ir para a cidade.

Vale lembrar ainda que o sistema imunológico dos indígenas é diferente das demais populações porque seus corpos não estavam ou estão acostumados com muitas doenças. Para agravar a situação, na maioria dos casos, o acesso à saúde é mais difícil para os povos da floresta, que historicamente foram massacrados por enfermidades antes desconhecidas e agora correm risco de genocídio.

Há várias formas de ajudar. Você pode doar pelo Paypal, por transferência bancária ou direto no escritório da Kanindé em Porto Velho, Rondônia.

Se não conseguir colaborar com nenhuma quantia, uma grande ajuda é compartilhar essa campanha nas suas redes sociais 🙂