Categories
cidades grandes rural

Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. O portal de notícias produz conteúdos como reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações, sempre com o objetivo de visibilizar o negro e denunciar a violência sistemática contra afrodescendentes.

A linha editorial do Alma Preta está dividida em quatro editorias. Em Realidade, traz-se a discussão do racismo na política, economia, cultura e esporte. Na seção Da Ponte Pra Cá, aborda-se o que acontece de positivo nas favelas do país. Mama África contêm notícias do continente africano de forma que exponha a complexidade de temas e a rica diversidade da África. Por fim, O Quilombo, o espaço da rede de opiniões dos colaboradores e parceiros do Alma Preta.

Em 2017, 65.602 pessoas foram assassinadas no Brasil, sendo que desse total, 75,5% dos assassinados eram negros. Essa não é uma realidade de hoje, trata-se de uma brutalidade denunciada há centenas de anos pela luta antirracista no país.

Um dos instrumentos de resistência durante todo esse processo foi a mídia negra. A imprensa no Brasil existe desde 1808 e a imprensa negra foi criada em 1833. Desde então jornalistas negros têm se comprometido a denunciar a violência contra o povo preto. O Alma Preta faz parte dessa história e precisa do seu apoio.

Não. O Alma Preta é contra o racismo. No Brasil e em outras sociedades racializadas existe uma política de supremacia branca que concede a essas pessoas privilégios e possibilidades de ofender e subalternizar negras e negros.

O Alma Preta acredita, contudo, que é dever dos brancos enfrentar o racismo e contribuir na luta contra essas desigualdades. O racismo foi um problema criado por brancos, não por negros, o que faz da branquitude um ator necessário na resolução desse problema.

Meta 1 – Saindo do perrengue!

Mensal: 5 mil reais

A mídia negra na história sempre nasceu e morreu com muita velocidade por um simples motivo: dinheiro. O Alma Preta quer alterar essa história e se consolidar como um canal de comunicação feito por mulheres e homens negros com longevidade. Para continuar a existir, o Alma Preta precisa do seu apoio.

Meta 2 – Trabalhando com qualidade

Mensal: 10 mil reais

Tudo que é preto precisa ser feito no sofrimento? Não. O Alma Preta quer ter a possibilidade de melhor remunerar todos os profissionais que compõem a equipe. A maior parte das pessoas que faz parte do Alma Preta tem também outro emprego ou precisa fazer um freelancer para pagar as contas. Queremos que toda a equipe possa se focar no Alma Preta e assim produzir mais e com melhor qualidade.

Meta 3 – Realizando sonhos

Mensal: 15,83 mil reais

O Alma Preta gostaria de ampliar o seu trabalho, ter correspondentes em outras cidades e a possibilidade de remunerar quem colabora com a equipe do Alma Preta. Esse seria o nosso sonho, nada impossível de ser conquistado. Gostaríamos de contar com a ajuda de vocês para atingirmos essa meta e termos uma mídia negra ainda mais forte.

Como apoiar o Alma Preta no Catarse?

O Catarse é conhecido pelas “campanhas de financiamento coletivo”. A plataforma, contudo, criou também uma ferramenta de assinatura, que possibilita a qualquer um dar apoio a um projeto de relevância social, como é o caso do Alma Preta.

Para apoiar o portal de mídia negra, você precisa criar uma conta, escolher a assinatura que deseja e clicar no botão ASSINAR. Depois é só escolher a forma de pagamento, preencher o formulário e pronto: você se tornou um apoiador do Alma Preta.